À semelhança do ano passado, a equipa será distinguida com uma Menção Honrosa pelos bons resultados que obteve na disciplina de Match Racing durante a época 2008.
Parabéns a toda a equipa!
Match Racing
E agradeço também a todos aqueles que nos incentivam e visitam o blogue e dão força para continuar a melhorar!
Até breve,
Rita Gonçalves
Depois da frase do Bóia : "Acredita!" entrámos em regata apenas no 7º Flight, conquistando a vitória nas duas regatas realizadas, mesmo largando adiantadas na regata no 8º flight, contra as equipas de José Cunha e Catarina Lopes. Enquanto esperávamos em terra pela próxima regata, 11º flight, entrou mais uma frente, vinda de Norte com muita chuva e vento... Tivemos sorte desta vez e escapámos à chuva e vento muito fortes!
Quando veio a frente seguinte já não tivemos tanta sorte porque foi mesmo quando voltámos para a água no 18º flight contra a equipa de Nuno Ferreira. Nesta regata um atraso de timing para a linha ditou a vitória da equipa adversária nesta regata, com praticamente bordo directo para a bóia da bolina.
Após a fase de round-robin na qual a equipa Schroders se classificou em 2º lugar do Grupo A, empatada com o 1º classificado – a equipa de Rui Bóia - passa para a fase das repescagens.
A equipa começou logo na 1ª regata contra a tripulação de Catarina Carvalho, seguindo-se as regatas com as equipas de Nuno Ferreira e Marco Gil Morais. Nesta fase a equipa esteve bem excepto na 2ª regata, onde um erro de timing para a linha de largada, ditou a vitória da equipa adversária.
Assim, a equipa termina a sua participação na Qualificação Norte, com algum descontentamento uma vez que só perdeu 1 regata na fase de round-robin e 1 regata na fase das repescagens... o problema foi que estas 2 regatas se tornaram decisivas no apuramento para as fases seguintes.
No global, a equipa esteve bem, com boa velocidade, boas opções tácticas e boas manobras!
De seguida preparamo-nos para o Campeonato Nacional Absoluto a realizar daqui a 3 semanas de novo no Porto.
Acompanhe-nos, até breve!
Team Schroders
Equipa Schroders na ISAF Nations Cup 2008
Equipa Schroders à bolina no primeiro dia de regatas.
A equipa Schroders marcou presença nos Quartos-de-Final disputando um lugar nas Meias-Finais com a vencedora do round-robin completo – a equipa francesa de Anne Claire Leberre; passava quem conseguisse 3 vitórias.
A primeira regata, muito disputada, a equipa Schroders esteve mais forte: depois de uma pré-largada renhida, a primeira perna de bolina foi muito táctica e as duas equipas chegam à bóia de bolina com menos de 1 comprimento de distância. Na perna de popa a equipa Schroders esteve mais forte na escolha dos saltos de vento e conseguiu chegar à bóia de sotavento à frente.
A 2º bolina foi controlada e a perna de popa muito disputada com a equipa Schroders vitoriosa frente à equipa francesa.
Na segunda regata uma falha no tempo de largada fez com que a equipa largasse adiantada; mesmo voltando à linha de largada foi uma regata disputada mas em que a equipa francesa conseguiu 1 ponto. Na regata seguinte a equipa francesa volta a ganhar um ponto, depois de uma pré-largada menos boa da equipa Schroders.
Resultado: 1 Schroders - 2 França. Para as Meias-Finais passava quem tivesse 3 vitórias.
Na 4ª regata a equipa Schroders consegue um bom posicionamento à largada e assim conseguiu controlar a regata.
Faltava 1 regata!
Nesta regata tínhamos os olhos todos postos em nós, uma vez que os outros match tinham terminado na 4ª regata... Na pré-largada a equipa francesa conseguiu melhor posição e controlou a 1ª bolina; na popa o vento esteve muito inconstante e difícil de atacar, com muitos saltos de vento e intensidades diferentes. Na 2ª bolina a equipa Schroders consegue aproximar-se da equipa de Leberre e pressionar na perna de popa, chegando à linha de chegada 1 comprimento atrás da equipa francesa.
“Foi por pouco! As regatas foram muito disputadas, com muita acção! Qualquer das equipas tinha hipóteses de passar à fase seguinte!”, comenta Rita, a timoneira da equipa Schroders.
Seguindo para a disputa do 5º e 6º lugares com a equipa da Alemanha, a equipa Schroders fez duas regatas muito disputadas mas com alguns azares: na 1ª regata, na rondagem da bóia da bolina, um problema no spi atrasou a equipa Schroders, perdendo assim a regata; na 2ª regata um erro de tempo de largada fez com que as duas equipas largassem fora, e a equipa alemã estava melhor posicionada para voltar atrás perdendo menos tempo na manobra e ganhar a liderança da regata.
Amanhã vamos voltar para a água para competir pelo 7º lugar.
“Esperamos fazer uma boa regata, disputada e com sabor a vitória!”, comenta a leme Rita.
Continuem a apoiar a equipa, até amanhã,
Caixanova Women's Cup, Vigo 2008