sábado, 11 de outubro de 2008

Equipa Schroders disputa lugar na Final

A equipa Schroders venceu a equipa Espanhola e garante lugar na final contra a equipa Italiana.

As condições de vento mantiveram-se iguais a ontem: muito pouco vento, ondas, muitas ondas e muita concentração!

Para a Final Sul foram apuradas as equipas de Sabrina Gurioli (ITA) e o Team Schroders/Rita Gonçalves (POR) e para a Final Norte foram apuradas as equipas de Lotte Pedersen (DEN) e Lucy MacGregor (GBR).
A Final Sul disputou-se à melhor de 3 regatas e a Final Norte à melhor de 5 regatas, uma vez que começaram mais cedo as regatas.

A 1ª regata contra a equipa Italiana a equipa Schroders conseguiu um bom andamento e distanciar-se acabando por vencer essa regata. Faltava mais uma regata... mas... o vento foi descendo até desaparecer. Aguardámos cerca de 30 minutos e lá apareceu uma brisa vinda do mar. Deu-se início a novo procedimento de largada, cuja regata foi ganha pela equipa Italiana. As duas equipas estavam empatadas 1-1. O vento voltou a cair, desta vez durante mais tempo, e as equipas esperaram cerca de 1h30 até aparecer uma brisa, desta vez vinda de terra. Foi dado início a novo procedimento de largada, agora com ainda menos vento. A equipa Schroders conseguiu fazer uma boa pré-largada mas na primeira perna de bolina não conseguiu navegar com muita velocidade perdendo terreno para a equipa Italiana. Na 2ª bolina a equipa Schroders faz uma boa recuparação e consegue aproximar-se da equipa adversária e após a rondagem da bóia de bolina consegue melhor posição e velocidade popa. As duas equipas vão em direcção à linha de chegada mas a equipa Italiana consegue chegar à frente!

"Foi um dia muito difícil, muito exigente para todas. Com muito pouco vento e ondas foi muito difícil conseguir tirar a melhor velocidade do barco na perna de bolina, perdendo espaço para a equipa adversária. Ficámos em 2º lugar da região Sul e em 4º lugar na classificação geral, que são bons resultados, mas sentimos que estamos ao mesmo nível das nossas adversárias e podíamos ter conquistado o 1º lugar.", comenta Rita a timoneira.

Agradecemos à Federação Portuguesa de Vela o apoio para participarmos neste campeonato e podermos representar Portugal.

Agradecemos ao nosso patrocinador - Schroders Portugal - a possibilidade que temos para participar em regatas do calendário nacional e internacional e defrontarmos as melhores velejadoras do mundo.

Agradecemos a todos os que nos foram acompanhando neste campeonato. Obrigada pelos vossos incentivos!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A equipa Schroders disputa os quartos-de-final

O dia iniciou com muito sol e muito pouco vento. As equipas reuniram-se às 9h30 mas só foram para a água por volta das 11h, por falta de vento no campo de regatas.

A equipa Schroders teve as 2 primeiras regatas anuladas por falta de vento, com a equipa Italiana. Estava difícil acabar o 2º round-robin! Mas o vento lá apareceu e foi possível terminar a 1ª fase; a equipa Schroders terminou esta fase em 2º lugar da região Sul e foi disputar com a equipa Espanhola (em 3º lugar da região Sul) o lugar na Final, contra a equipa Italiana (se que apurou durante a 1ª fase).

Os quartos- de-final iniciaram com as equipas Dinamaraquesa contra a equipa Alemã - região Norte - e de seguida as equipas ibéricas. A primeira regata, com pouco vento foi acabada, com vitória das equipas Dinamarquesa e da equipa Schroders. A 2ª regata, com muito menos vento, foi iniciada mas o 2º match foi anulado por falta de vento. No 1º match a equipa da Dinamarca conquistou um lugar junto da equipa de Inglaterra, que tinha conseguido o apuramento na fase de round-robin. Para amanhã ficou reservado terminar o apuramento entre as equipas ibéricas.

"As difíceis condições de vento e mar estão a pôr à prova as velejadoras pois exige muita concentração e cabeça fria. Vamos lutar por um lugar na Final e tentar surpreender a equipa Italiana", comenta a equipa.

Obrigada por acompanharem e incentivarem a equipa!

Até amanhã!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Depois da tempestade a bonança... demais...

Depois de todas as previsões indicarem uma frente, eis se não quando, a tempestade passa durante a noite e dissipa-se. Assim o dia começou com muito sol e pouco vento... muito pouco vento...

Com as difíceis condições de vento de Este, com muitos saltos, poços e sempre a rondar, e muitas ondas (ontem era "cachão", hoje foram ondas!) só foi possível fazer 3 regatas do 2º round-robin. A equipa Schroders não esteve com muita velocidade e sorte nos saltos (ou poços) e conseguiu ganhar 1 das 3 regatas realizadas.

"Após a 1ª regata com vento médio, a 2ª foi muito difícil, com muito pouco vento e quando navegávamos à bolina com as ondas de frente não consegui por o barco a andar... perdemos essa regata pela falta de velocidade. Na regata seguinte, contra a equipa Holandesa, ganhamos a liderança mas depois de um manobra na bóia de popa mais lenta, a equipa adversária conseguiu ganhar terreno e apanhar melhor o vento na perna de bolina. Despois já não foi possível recuperar", comenta Rita, a leme da equipa.

Amanhã a reunião de skippers está marcada para as 9h30, com condições de vento fraco soprando de Nordeste.

Até ao momento a equipa Schroders conseguiu 3 vitórias no 1º round-robin e 2 vitórias no 2º round-robin. Amanhã ficam por fazer 2 regatas e terminar a primeira fase do campeonato. As duas primeiras equipas passam para a fase final enquanto as 2ªs e 3ªs de cada grupo passam para a fase de quartos-de-final para apuramento para a final. Vão ser regatas decisivas; esperamos que a equipa Schroders consiga "entrar na onda" de Antibes e vencer as regatas.


Até amanhã!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Team Schroders a ganhar velocidade…

O dia iniciou com a reunião de skippers às 9h, na qual se fez o sorteio dos barcos. À equipa Schroders calhou o barco nº 6 para iniciar o 1º round-robin.

O vento de Este estava fraco, cerca de 10 nós, e o mar com muitas ondas pequenas, o chamado “cachão” e a equipa Schroders conseguiu pôr o barco a andar bem nas pernas de bolina. Com boa velocidade e boas pré-largadas a equipa ganhou a liderança das duas primeiras regatas. Durante as regatas pequenos erros de manobra e táctica fizeram com que a equipa ganhasse 2 penalizações, não tendo espaço para conseguir penalizar e continuar à frente.

Com uma regata de descanso a equipa conseguiu falar e perceber onde estava o erro e preparar-se para as próximas regatas.

“Entrámos de seguida para fazer 4 regatas, terminar o 1º round-robin, com vento mais forte, a rondar os 14-15 nós. Conseguimos manter a velocidade e fazer boas pré-largadas, ganhando às equipas da Alemanha, Holanda e Itália. Com a equipa Inglesa perdemos velocidade na pré-largada e não conseguimos recuperar”, comenta Rita.

No fim do dia a Comissão de Regatas decide iniciar o 2º round-robin. A equipa Schroders volta a competir com a equipa Dinamarquesa e, desta vez, vence a regata.

O dia terminou com o de-briefing logo a seguir às equipas terem chegado a terra.

Amanhã a reunião de skippers está marcada para as 9h30 e logo de seguida as equipas vão para a água continuar o 2º round-robin.

Continue a acompanhar-nos, até amanhã.




Equipa Schroders na ISAF Nations Cup 2008

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Team Schroders em Antibes

Hoje foi o dia de treino.

A equipa chegou ao clube por volta do meio-dia para confirmar a inscrição, fazer a pesagem (com a qual já é habito não haver problemas!) e deixar a caução.

Estavam presentes 6 das 7 equipas pelo que atribuíram um barco a cada equipa e o Team Schroders saiu para treinar.

Durante o treino foram aperfeiçoadas as manobras e feito o reconhecimento do campo de regatas, na baía de Antibes. O vento estava a soprar de Norte / Nordeste sempre a rondar os 12 nós, com alguns saltos e poços de vento, característico por estarmos junto a terra.

As equipas participantes neste evento são:

South Group:
- ESP – Sílvia Rocca Mata
- POR – Team Schroders / Rita Gonçalves
- NED – Klaartje Zuiderbaan
- ITA – Sabrina Gurioli

North Group:
- GBR – Lucy MacGregor
- SWE – Lotte Meldegaard Pedersen
- GER – Kathrin Kadelbach

Amanhã a reunião de skippers está marcada para as 9h00 na sede do clube de Antibes. Prevê-se um dia cheio de regatas pois existem 6 barcos para apenas 7 tripulações.

Continue a acompanhar a equipa.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A equipa Schroders ruma a França!


Agora a equipa prepara-se para representar Portugal no campeonato ISAF Nations Cup, a realizar em Antibes, França, de 8 a 11 de Outubro.

A equipa Schroders será composta por Rita Gonçalves, Marta lobato, Teresa Cunha e Mariana Lobato; os barcos fornecidos pela organização são os Benetteau 7.5, barcos planadores, aparelhados normalmente com spi assimétrico, o que altera a táctica de popa com spi simétrico, com o qual a equipa está habituada a velejar. No dia reservado para o treino, dia 7, a equipa espera ter um bom introsamento com o barco e preparar-se da melhor forma para o 1º dia de regatas.

Acompanhe a equipa através do site:
http://www.sailing.org/nationscup e http://www.yc-antibes.net/

Equipa Schroders termina em 5º lugar

Terminou no sábado o campeonato Tróia Portugal Women's Cup, Grau 1 da ISAF, do qual a equipa Sueca de Linda Rahm saiu vitoriosa.


Foi um campeonato marcado pelo vento muito inconstante, com um campo de regatas muito difícil com muitos saltos e intensidades de vento muito diferentes. A equipa Schroders conseguiu navegar bem, com boa velocidade e saltando com o vento ao longo dos dias de regatas e sente que se chegou mais perto das velejadoras experientes, muitas delas velejadoras olímpicas.


"Foi um campeonato com saldo muito positivo, onde conseguimos manobrar o barco e tirar partido das condições difíceis no campo de regatas. Muitas regatas perdemos a 1 metro da linha de chegada e por isso sentimos que estamos cada vez mais perto das velejadoras de topo do ranking internacional. É, para a equipa Schroders, uma honra representar Portugal neste evento!", comenta Rita a timoneira da equipa.


Agradecemos à organização - Sun Sailing Team - por ter dado a possibilidade da equipa velejar entre as melhores velejadoras do mundo.


Queremos agradecer ao nosso patrocinador - Schroders Portugal - por proporcionar a participação da equipa no circuito nacional e internacional de Match Racing.


Agradecimento à Sport Zone pela parceria no fornecimento do equipamento de mar e terra.




Equipa Schroders na Cerimónia de Apresentação das equipas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Muito vento chegou a Tróia!!!


Hoje o dia começou com muito vento o que fez com que o início da regatas se atrasasse até depois do almoço.

As equipas foram para a água por volta das 13h30, com a vela grande risada, estai e spi. O vento estava forte de Nordeste com 18 nós de intensidade e refregas de 22 nós.

Foi concluído o 2º round-robin e iniciado o 3º. A equipa Schroders conquistou uma vitória e nas restantes 3 regatas a vitória foi disputada em cima da linha de chegada.

“Faltou um bocadinho assim...”, a frase do dia repetida por toda a equipa.

“Foi um dia em que velejámos bem, saltando com o vento nas pernas de bolina e apanhando as refregas à popa… E só mesmo na linha de chegada vimos a bandeira da adversária subir. Foi um dia frustrante nesse sentido!”, comenta Marta a trimmer de vela grande.

Amanhã falta terminar 3 regatas do 3º round-robin e iniciar as finais. A equipa Schroders discute agora a 3ª e 4ª posição e amanhã é um dia decisivo.

“Nas regatas de amanhã queremos fazer pré-largadas disputadas como hoje e ter boa velocidade para aguentarmos a liderança”, comenta Rita a timoneira da equipa.

Amanhã o dia começa às 9h30 e está previsto vento de média intensidade soprando de Norte.

Sigam o campeonato através do site:
www.portugalmatchcup.com



Equipa Schroders à bolina no primeiro dia de regatas.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Equipa Schroders no Tróia Portugal Women's Cup


Vejam algumas fotografias da equipa Schroders em regata:




Equipa Schroders em regata!




Rondagem da bóia da bolina

O vento chegou a Tróia!

Hoje o vento soprou forte de Nordeste dificultando o trabalho das tripulações nas manobras, onde qualquer erro se torna fatal!

O dia começou às 10h com a reunião de skippers, e pelas 10h30 foi içada a bandeira D – permissão para sair da marina.

A equipa Schroders começou bem o dia com uma vitória contra a equipa Francesa. Faltava uma regata para terminar o round-robin disputada com a equipa Norte Americana: a pré-largada foi controlada mas no final perto do toque de largada, um erro de timing fez com que a equipa ganhasse uma penalização imediata e teve de fazer a penalização logo a seguir à largada, perdendo espaço para a equipa adversária.

Inicia-se logo de seguida o 2º round-robin com trocas das equipas em terra.

A equipa Schroders volta a defrontar na 1ª regata a equipa brasileira, que por não ter entrado na linha de largada até aos 2 minutos ganha uma penalização. Na largada a equipa brasileira esteve melhor, com mais velocidade e consegue ganhar a liderança da regata; seguindo logo atrás a equipa Schroders. Um erro da equipa adversária na última popa faz com que a equipa Schroders aproveite melhor o vento e consiga sair vitoriosa da regata.

Na segunda regata, após uma pré-largada com dial-up até ao sinal de largada, as duas equipas tiveram de arribar na linha para evitar largar adiantadas. A equipa Sueca conseguiu fazer a manobra mais cedo e ganhar vantagem para a perna de bolina, indo ganhar essa regata.

Na terceira regata contra a equipa Inglesa, a pré-largada foi animada com uma colisão provocada e penalizada para a equipa adversária. A perda de controlo do barco em condições de vento forte fez com que tenham perdido rumo indo colidir contra nós. Perto do sinal de largada com a pré-largada controlada pela equipa Schroders, um erro de timing faz com que a equipa de Lucy MacGregor ganhe a liderança na regata. Com a equipa Schroders sempre atrás não havia muito espaço para fazer a penalização, contudo na última perna do percurso, o vento fez-se soprar muito forte rodando para Norte, tornando difícil o trabalho da tripulação em aguentar o barco no rumo de largo, tendo de baixar o spi a meio da popa. Nesse instante a tripulação Inglesa teve oportunidade de fazer a penalização e terminar a regata em 1º lugar.

A regata seguinte contra a equipa Francesa foi adiada para amanhã porque numa manobra de spi, a proa da equipa não conseguiu controlar o pau de spi e levou com ele junto ao olho.

“Neste momento estamos em 4º lugar; esperamos amanhã conseguir manter ou melhorar esta classificação com mais atenção e garra nas pré-largadas, o nosso ponto fraco de hoje”, comenta Rita a timoneira da equipa.

Amanhã o dia começa às 10h e está previsto vento forte soprando de Norte.

Sigam o campeonato através do site:
www.portugalmatchcup.com





A equipa Schroders no Tróia Portugal Match Cup 2007

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Equipa Schroders no Tróia Portugal Women's Cup

Hoje foi o primeiro dia do campeonato Tróia Portugal Women's Cup.

Foi um dia marcado pelo vento fraco, com a reunião de skippers marcada para as 12h na qual foram apresentadas as equipas da Comissão de Regatas e dos Umpires.
As regatas iniciaram-se por volta 14h30 com o vento a soprar de Oeste com fraca intensidade e muitos saltos; a corrente de enchente influenciou muito a primeira regata, principalmente a táctica na pré-largada.

“Fizemos uma regata difícil com a equipa brasileira na qual saímos vitoriosas. Esteve pouco vento e na última perna de popa caiu. Foi bom termos iniciado o campeonato com uma vitória mas foi a primeira e ainda temos muitas mais regatas para ganhar!", comenta Rita a timoneira da equipa.

Por volta das 17h as equipas regressaram ao mar para continuar o 1º round-robin.

Agora com vento a soprar de Nordeste com intensidade média de 10 nós, deram os primeiros sinais de largada. Na pré-largada o Team Schroders teve dificuldades com a forte corrente que se fazia sentir, agora vazante, o que fez com que largássemos fora. Depois de voltar atrás, na qual a adversária ganhou uma vantagem que não foi possível de recuperar.
Na terceira regata, embora a corrente continuasse forte, conseguimos jogar melhor com este factor, e num jogo de regras mais arriscado que fomos penalizadas.

“Neste jogo de match racing quem não arrisca, não petisca!”, comentou Marta a trimmer de vela grande

Amanhã a reunião está marcada para as 10h, e prevê-se o final do 1º round-robin e o início do 2º, no qual o Team Schroders não vai facilitar!!!
Sigam o campeonato através do site: www.portugalmatchcup.com