quinta-feira, 26 de março de 2009

3º e 4º dia de regatas na Grand Final da Nations Cup

Ontem, dia 26, realizaram-se as regatas da repescagem para os grupos masculino e feminino. O Team Schroders disputou um round-robin contra as equipas da Austrália, Grã-Bretanha e Brasil.

A primeira regata foi contra as Australianas e a equipa Portuguesa saiu vitoriosa, depois de uma regata muito activa e cheia de manobras. A regata seguinte foi contra a equipa da Grã-Bretanha, campeã da Europa. A largada foi taco a taco e os dois barcos estiveram sempre muito perto e na primeira popa, o Team Schroders levou uma penalização e não conseguiu chegar à frente. Na terceira e última regata da fase de repescagem, contra as Brasileiras, o Team Schroders não conseguiu evitar uma colisão e levou uma penalização na pré-largada e meio ponto de penalização, o que levou a perder o 5ºlugar da classificação geral. Assim, com estes resultados, o Team Schroders chegou ao final da repescagem empatado com a Austrália e o Brasil e teria passado para a disputa do 5º e 6º lugares mas, devido a meio ponto de penalização obtido devido à colisão com a equipa Brasileira, acabou por ser relegado para a disputa das 7º e 8º posições.

Hoje, dia 27, o Team Schroders realizou uma regata contra a equipa Dinamarquesa, sétima classificada no ranking mundial da ISAF. Em condições ideais para a prática da vela, conseguiu anular a pequena vantagem com que a equipa Dinamarquesa largou, fruto de muito boas manobras à bolina, chegando à boia da primeira bolina à frente, mantendo a liderança até ao final.

Com esta vitória, o resultado final foi o sétimo lugar na Grand Final da Nations Cup 2009.

Obrigada por nos ter acompanhado neste evento!
Traremos mais notícias em breve!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Equipa Schroders na fase de repescagens

A equipa Schroders teve um dia animado, começando as regatas logo de manhã. Faltavam 3 regatas para completar a fase de round-robin; a equipa Schroders confrontou as equipas da Dinamarca, Inglaterra e Itália, as equipas de topo neste evento.

A regata contra a equipa da Dinamarca começou tremida com 2 penalizações contra a equipa portuguesa: durante a pré-largada, a equipa Dinamarquesa conseguiu posicionar-se de forma muito rápida não sendo possível evitar a colisão. Os "umpires" decidiram no momento penalizar a equipa portuguesa, mas no fim da regata e olhando com mais clareza para a situação ficou esclarecido que, na pior das hipóteses, a penalização deveria ter sido para ambas... A seguir, a posição adiantada na linha de largada deu à equipa portuguesa uma penalização que teve de fazer imediatamente, por tentar entrar na linha.

Na regata contra a equipa de Inglaterra, campeã da Europa em título, a equipa Schroders esteve muito bem na pré-largada e largou à frente. Durante toda a regata conseguiu manter a liderança e ganhou à equipa nº 3 do ranking mundial. Esta vitória foi decisiva para desempate das equipas em condições de passar para a fase de repescagens.


Na última regata do dia contra a equipa italiana, a equipa Schroders teve uma boa pré-largada, mas um "golpe de vista" enganou a equipa e numa manobra mais apertada colidiu no barco da equipa adversária, ganhando uma penalização. Durante a regata esteve sempre colada à equipa de Itália e tentou ganhar avanço para cumprir a penalização. Chegando a meio da última perna de popa com 3 comprimentos de avanço, a equipa Schroders percebeu que não tinha tempo de completar a penalização e viu tinha de fazer qualquer coisa: tentou forçar uma penalização para a equipa italina mas não foi possível, terminando a regata atrás.

Assim, no total, a equipa Schroders passa para a próxima fase no 6º lugar.


Amanhã de manhã o grupo masculino entra de manhã para iniciar a fase de repescagens e a a prova feminina entra a partir das 14h. A fase de repescagem é um round-robin entre as equipas classificadas do 4º ao 7º lugares, sendo qualificada para a fase de meias-finais a equipa com mais vitórias. As restantes equipas vão competir entre elas para estabelecer o lugar final no campeonato.


Continue a acompanhar a equipa Schroders!




1ª regata do campeonato: regata contra do Brasil


Equipa Schroders em regata

Mais fotografias em http://www.capizzano.com/




terça-feira, 24 de março de 2009

Primeiro dia de regatas na Nations Cup

O dia iniciou com a habitual reunião de skippers às 8h30 onde os velejadores receberam a bandeira do país para colocar na vela grande durante as regatas.

As "gurias" foiram para a água primeiro e o 1º flight iniciou às 10h. A equipa Schroders iniciou as regatas contra a equipa dos EUA; durante a pré-largada um erro de timing ditou a vitória da equipa adversária. Seguiram-se as equipas da França, Austrália, Brasil e Argentina. No final do dia a equipa Schroders acabou com 2 vitórias em 5 regatas.
A equipa Schroders não estava com muita velocidade na perna de bolina, com manobras difíceis, o que dificultou o trabalho final. O campo de regatas mostrou-se muito difícil, com muitos saltos e muitas refregas fortes o que fez com que houvesse regatas em que o líder que levava alguma distância conseguisse perder a regata.

Por volta das 14h entraram os velejadores que iniciaram o round-robin. As regatas terminaram por volta das 18h30.
Amanhã o dia de vela inicia com os "guris" e a equipa Schroders e adversárias vão para a água por volta das 14h00.

A equipa Schroders amanhã vai terminar a fase de round-robin e tentar qualificar para a fase de repescagens para se manter na linha da frente do campeonato.

Continuem a acompanhar o evento e sambem um pouco connosco!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia de treinos no Rio Guaíba

Hoje foi dia de treinos para todas as equipas que participam na ISAF Nations Cup. Após sorteio a equipa Schroders pôde treinar das 15h às 16h20, o que permitiu conhecer um pouco da raia, o campo de regatas brasileiro!

Durante toda a manhã o vento soprou fraco, vindo de Oeste, e foi aumentando de intensidade ao longo do dia. Quando a equipa Schroders foi para a água estava vento médio, com muitos saltos e refregas de cerca de 13 nós.

"Foi óptimo treinar no barco cedido pela organização - J24 - com manobra diferente da que estamos acostumadas a fazer... pudemos aproveitar o treino para limar algumas arestas e preparmo-nos para as regatas de amanhã!", comenta Rita, a comandante da equipa :)

Amanhã temos reunião de skippers às 8h30 e as regatas estão previstas para começar pelas 10h até às 14h30, altura em que entram os "guris" do circuito masculino!

Acompanhe-nos também através do site da Federação Portuguesa de Vela www.fpvela.pt e Veleiros do Sul www.vds.com.br.


Equipa de Portugal: cerimónia de abertura

quinta-feira, 19 de março de 2009

Equipa Schroders prepara-se para a Grand Final da ISAF Nations Cup

O campeonato ISAF Nations Cup é uma competição a nível mundial onde se reunem as velejadoras de topo do Match Racing. Estamos a menos de uma semana da Grand Final, que se realiza em Porto Alegre, Brasil, no qual se vai disputar o pódio do circuito feminino e masculino.

As equipas representantes de Portugal vão ser Team Schroders/Rita Gonçalves e Seth.pt/Álvaro Marinho, na prova feminina e masculina, respectivamente.

As velejadoras que vão integrar a equipa Schroders vão ser:
- Rita Gonçalves - leme
- Ana Champalimaud - trimmer genoa
- Ingrid Fortunato - trimmer spi
- Catarina Costa - proa

A equipa vai levantar voo no sábado para se poder preparar para o dia de treino nos barcos do campeonato - J24 - na segunda-feira. O evento terá 2 fases de qualificação: a 1ª fase será composta por 1 ou 2 round-robin entre todas as equipas e a 2ª fase é composta pelos quartos-de-final, semi-finais e finais. As regatas têm como palco o Rio Guaiba e iniciam dia 24; a final está agendada para dia 28.


As Nações/equipas que vão participar na prova feminina são as seguintes:

País convidado - Brasil: Juliana Senfft (ISAF rank: 58)
País defensor do título - França: Claire Leroy (ISAF rank: 1)

Grã-Bretanha - Lucy Macgregor (ISAF rank: 3)
Dinamarca - Lotte Meldgaard Pedersen (ISAF rank: 4)
Australia - Nicky Souter (ISAF rank: 10)
Portugal - Team Schroders/Rita Gonçalves(ISAF rank: 18)
Itália - Giulia Conti (ISAF rank: 36)
EUA - Anna Tunnicliffe (ISAF rank: 37)
India - Ayesha Lobo (ISAF rank: 214)
Argentina - Cecilia Ruiz Barlett (ISAF rank: 235)


As equipas que participam neste evento são as vencedoras da fase de qualificação da região a que pertencem e vêm de todos os cantos do mundo. Avizinha-se um evento muito competitivo e interessante!

Acompanhe-nos neste evento, até breve!



Equipa Schroders em regata, 2008

segunda-feira, 16 de março de 2009

Qualificação Norte em imagens

Equipa Schroders na Qualificação Nacional Norte:
Rita Gonçalves, Ana Champalimaud, Ingrid Fortunato e Diana Neves

Equipa Schroders em regata

Entrega de prémios: equipa Schroders recebe troféu

do Comodoro do Clube de Vela de Viana do Castelo

domingo, 15 de março de 2009

Team Schroders ganha Qualificação Nacional Norte!

Depois de um fim-de-semana de sol, a equipa Schroders venceu em Viana do Castelo.

Esta qualificação dividiu-se em 2 grupos uma vez que eram 10 tripulações inscritas.

No primeiro dia de regata completou-se um round-robin e iniciaram-se a fase de repescagens. O vento foi o "típico" neste campo de regata, vindo de Norte com refregas de 18 nós. No domingo o vento fez-se sentir mais fraco, entre os 5 - 9 nós, e foi variando entre o Norte e Noroeste debaixo de um sol abrasador.
A equipa Schroders venceu as 3 equipas adversárias na fase de repescagens e foi disputar as meias-finais com a equipa de David Aleixo que venceu 2-0, à melhor de 3 regatas.

A final foi disputada entre a equipa Schroders e a equipa de Nuno Ferreira à melhor de 5 regatas. A equipa de Nuno Ferreira ganhou a primeira regata devido a uma falha da equipa Schroders na pré-largada. Nas regatas seguintes, depois de uma grande coordenação da tripulação e de uma excelente leitura do campo de regata, a equipa Schroders venceu 3 regatas seguidas garantindo assim a vitória na Qualificação Nacional do Norte.

Após este resultado a equipa prepara-se para atravessar o Atlântico e chegar a Porto Alegre, Brasil, onde vai disputar a Grand Final da ISAF Nations Cup, entre os dias 23 e 28 de Março.

Acompanhe-nos, até breve!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Equipa Schroders inicia a época 2009!

No fim-de-semana de 14 e 15 de Março a equipa Schroders ruma a Viana do Castelo para participar na primeira Qualificação Nacional de Match Racing da época 2009, que pertence ao circuito Nacional e está graduado de grau 4 pela ISAF. Vão estar presentes 10 equipas nacionais, 5 das quais pertencem à região Norte e 2 são equipas femininas.
A equipa Schroders que vai participar neste campeonato é composta por:
- Rita Gonçalves - leme
- Ana Champalimaud - trimmer genoa
- Ingrid Fortunato - trimmer spi
- Diana Neves - proa

Este campeonato vai também servir de preparação da equipa para o campeonato Grand Final ISAF Nations Cup para o qual a equipa Schroders foi convidada para representar Portugal na prova feminina. Esse evento de grau 1 irá ser realizado de 23 a 28 de Março, em Porto Alegre, Brasil.
Acompanhe-nos neste campeonato, até breve!