sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Campeonato do Mundo, Newport



Desde o dia 20 de Setembro que a equipa feminina Portuguesa de Match Racing, liderada por Rita Gonçalves, se encontra em Newport, RI, EUA para competir no Campeonato do Mundo.

"É uma honra ter a possibilidade de representar Portugal e estar entre 20 das velejadoras de topo da vela Mundial! É uma recompensa pelo trabalho conjunto de toda a equipa que temos vindo a desenvolver ao longo destes últimos anos! Não poderíamos deixar de agarrar o convite feito pela ISAF para, pela primeira vez desde que iniciámos o Match Racing e desde o ano 2000!", Rita

No primeiro dia de regatas a equipa sentiu dificuldade nas manobras, uma vez que era a primeira vez que teve a hipótese de velejar no barco. As adversárias mostraram-se superiores nas 4 regatas realizadas com condições difíceis: vento a soprar de Sudoeste de intensidade 21 nós e mar com ondas curtas. 

No segundo dia de regatas, as condições estavam semelhantes às do dia anterior, com vento um pouco menos forte de intensidade 17 nós. Este dia ficou marcado pela rotura da retranca a poucos minutos após a largada contra a equipa Russa de Ekaterina Skudina. 

"Largámos a barlavento e estávamos com boa velocidade. Foi um azar que nos aconteceu e não pudemos repetir a regata"

As regatas foram renhidas. com algumas trocas de liderança, mas algumas manobras e decisões menos felizes ditaram o 2º lugar. Tivemos também um azar porque neste dia, contra a equipa Brasileira de Juliana Senfft, depois de termos vencido a regata com algum avanço, um erro dos árbitros na exposição de uma bandeira verde (sem penalização) ditou uma reviravolta no resultado.

"Após a equipa Brasileira ter protestado numa situação de dial-up o árbitro concordou não ter havido infracção e queria mostrar a bandeira verde... contudo ele expôs a bandeira azul, a nossa cor, sem se aperceber e rapidamente a voltou a colocar no cesto. Por ter sido tão rápido e sem propósito de penalizar, a nossa equipa não se apercebeu na cor da bandeira. Também os árbitros só no final da regata é que se aperceberam do erro que tinham feito. Já em terra, após um pedido de audiência por parte da equipa adversária, os árbitros em reunião deliberaram que uma vez que foi exposta uma bandeira de cor azul o barco azul tem uma penalização a cumprir... mesmo alegando que essa bandeira foi disposta muito pouco tempo e sem termos conseguido ver (o barco dos árbitros estava atrás do barco de barlavento) a decisão foi de que deveríamos ter realizado uma despenalização antes de chegarmos.

"Infelizmente nessa situação não nos apercebemos da cor da bandeira pois foi tudo muito rápido e o barco dos árbitros não estava ao pé de nós... tínhamos tido tempo e à vontade para cumprirmos uma despenalização mas não tínhamos ideia sequer deste erro."

"Neste campeonato percebemos, principalmente, que conhecer o barco e/ou ter a possibilidade de ter um treinador a apoiar a equipa é fundamental. Sentimos que, em relação às nossas adversárias que têm total apoio em terra e no mar, a nossa evolução é muito mais lenta e depende apenas do nosso ponto de vista. Este factor aliado aos erros do momento ditaram a liderança das equipas adversárias. Contudo sentimos tivemos boas regatas e que foi óptimo termos conseguido reunir condições para participarmos neste campeonato. Realço que a representação Portuguesa este ano foi, até à data, totalmente suportada pelas velejadoras que participaram no Mundial e só foi possível porque ao longo destes meses temos feito um controlo financeiro apertado para podermos continuar a treinar e participar em campeonatos enquanto a situação burocrática do Projecto Londres 2012 não se resolve.", Rita

Obrigada a todos os que nos acompanharam ao longo destes dias e nos deram força para continuarmos com motivação e "fé e alegria!".

Até breve!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

3º lugar no Campeonato Iberoamericano

Conseguimos um lugar no pódio ganhando a petit-final a brasileira Renata Decnop por 2-0!!!

Ontem, depois da velajadora Ingrid Fortunato se juntar a nós, passámos o dia em trânsito e já estamos em Newport, RI, EUA, prontas para o dia de treinos do campeonato mundial. Amanhã começam as regatas!

A equipa no Campeonato Mundial, que se realizará no barco Sonar, será composta pelas velejadoras:
Rita Goncalves - leme
Mariana Lobato - trimmer vela grande/spi
Ingrid Fortunato - trimmer estai
Diana Neves - proa

Acompanhe-nos!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Na luta pelo pódio!

Hoje acabámos o round-robin, passámos para as semi-finais contra a equipa espanhola - Sílvia Roca Mata. Tivemos regatas muito disputadas, mas a espanhola superou-nos com mais velocidade na última regata (2-1).
Agora na petit-final a equipa portuguesa luta pelo pódio; nesta altura já contamos com uma vitória contra a brasileira Renata Decnop. Amanhã teremos mais uma (ou duas) regata(s).

Se continuarmos com a mesma performance, o pódio espera-nos!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1º dia de regatas em Santander

Hoje o dia amanheceu com nevoeiro e sem vento. 

A reunião de skippers às 10h decidiu que iríamos tentar seguir para a água no horário previsto. Assim a equipa lusa seguiu para o mar pronta a defrontar 3 matches contra as 3 equipas mais fortes do campeonato, sob condições de vento a soprar entre os 0 e 5 nós de NE.

No primeiro match contra a brasileira Juliana Mota, após um diferimento por a mesma se ter enganchado no barco do júri na pré-largada, largámos à frente tendo no entanto perdido em velocidade na 1ª bolina. Mas após a adversária se prender na boia de barlavento conseguimos passá-la e chegar à frente. Infelizmente foi-lhes dado um re-sail, já em terra, pelo que amanhã repetiremos o match. O 2º match foi contra a espanhola Tamara Echegoyen que, embora tendo largado a sotavento conseguiu disparar mais que nós e liderou o resto da regata, chegando à, frente. No 3º match contra a espanhola Silvia Roca voltamos a dominar a pré-largada e mantivemo-nos na liderança o resto do match, desta vez com melhor velocidade e orça que a adversária.

A principais dificuldades que encontrámos foi a velocidade à bolina o que denota o melhor conhecimento do barco pelas adversárias, no entanto as pré largadas em geral foram boas e sentimos que na última regata já estavamos a melhorar a velocidade à bolina.

A falta de vento não permitiu que se acabasse o round robin, pelo que amanhã vamos repetir o match com a Juliana Mota e fazer as restantes 4 regatas que faltam contra as equipas mexicana, peruana, brasileira e portuguesa.

Acompanhem-nos!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Next Stop -> Santander, Campeonato Iberoamericano

É já dia 15 de Setembro que a equipa - Rita, Mariana e Diana - ruma a Santander para realizar o Campeonato Iberoamericano. 

Este evento de grau 2 da ISAF vai ser realizado nos Elliots - barco escolhido para os Jogos Olímpicos na disciplina de Match Racing.

A equipa considera esta prova como uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o barco, visto já ter realizado no mês de Agosto um estágio no mesmo local com a equipa Olímpica Espanhola.

Para dia 15 (amanhã) prevê-se o dia de treinos. O treino está agendado para as 15h, com duração de 3 horas. 

Este evento conta com 8 equipas:

Silvia Roca (ESP)
Tamara Echegoyen (ESP)
Rita Gonçalves (POR)
Catarina Carvalho (POR)
Juliana Mota (BRA)
Renata Decnop (BRA)
Nathalie Zimmermann (PER)
Natalia Pellicer (MEX)


Vamos Portugal !!!!

sábado, 4 de setembro de 2010

6º lugar no Trentino Women's Match Race



O dia de hoje estava reservado para a disputa do 5º ao 8º lugar. 


Iniciámos as regatas contra a equipa Italiana (Lorenza Mariani); nesta fase a primeira a conseguir duas vitórias apurava-se para disputar o 5º e 6º lugar. 

Com vento muito inconstante, tanto de intensidade e como de direcção, conseguimos superar a equipa italiana com regatas muito disputadas e algumas bandeiradas.

Apurámo-nos para a seguinte fase para a disputa do 5º lugar com a equipa Holandesa de Klaartje Zuiderbaan. Nas regatas disputadas conseguimos dominar as pré-largadas e largar com vantagem, mas a velocidade Holandesa à bolina era superior... 

Sentimos que demos o nosso melhor, sempre tentando identificar as diferenças nas afinações e fazendo alterações para tentar conseguir atingir a velocidade da adversária... mas ainda não foi suficiente. Precisamos de treinar e aproveitar todas as oportunidades de melhorar.

Para isso estamos a trabalhar, pois já na próxima semana vamos fazer um estágio, orientado pelo nosso treinador - Nuno Barreto - com a equipa de Álvaro Marinho, em Oeiras. Estes dias de treino vão ajudar-nos na preparação para o Campeonato Mundial, que decorrerá de 20 a 25 de Setembro em Newport, EUA. Mas antes ainda vamos participar no Campeonato Iberoamericano em Santander, nos dias 15 a 18 de Setembro. 

Este mês vai ser muito activo e contamos com vocês para nos seguirem!!!

Obrigada pelo apoio, até breve!
Rita, Mariana e Diana

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

saiu-nos...

Hoje o dia foi mesmo difícil para nós: tínhamos de garantir a vitória contra a equipa Eslovena e não conseguimos. Tivemos algumas situações na pré-largada com as quais não concordamos contudo o maior problema de que não estávamos à espera foi a falta de velocidade nas pernas de bolina em relação à equipa adversária. Em todas as pernas de bolina perdemos sempre espaço, mesmo quando íamos à frente, e nunca conseguimos recuperar ou disparar. Enfim, vamos reunir e tentar perceber o que deveríamos ter feito melhor... estamos a precisar de uns olhinhos de fora!!!

Depois iniciámos a fase de defender entre o 5º e o 8º lugar mas o vento não ajudou muito, saltando sempre (chegou a rodar 180º!), dificultando o trabalho da CR e das velejadoras. No final entrou chuva, o que veio piorar a situação, e não conseguimos fazer nenhuma regata - foram todas anuladas na pré-largada... nesta fase estamos a defender o lugar contra a equipa Italiana de Lorenza Mariani.

Enfim... não foi o nosso melhor dia! Amanhã só pode ser melhor!!! (vamos cruzar os dedos)

Até amanhã!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dia 2 em Trentino

Hoje terminámos o round-robin e iniciámos as repescagens para as últimas 8 equipas do campeonato.

Nós acabámos o round-robin em 2º lugar, empatadas com a 1ª - a equipa francesa de Julie Bossard - mas como foi a única regata que perdemos ela passou em 1º lugar; assim garantimos o lugar nos quartos-de-final.

Amanhã iremos iniciar a nova fase contra a equipa escolhida - equipa Eslovena de Paoli. Vamos ter de ganhar para passar para a próxima fase - as meias-finais. Vai ser duro!!!

O vento hoje esteve ainda mais inconstante (conseguem imaginar?!) e com saltos de vento inesperados. Para amanhã não há muito boas notícias pois pode chover e ficar fresco... let's see!




Continuem a acompanhar!!! Até!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Inspiração alpina!

No primeiro dia de regatas a equipa portuguesa portou-se muito bem - 8 vitórias e 1 derrota!

O vento soprou médio/fraco, muitos muitos muitosssss saltos de vento - há quem chame "Lake Lotto" ao Lago di Ledro... imaginem! Fizemos regatas com muita concentração e tentando saltar com o vento.

Já garantimos o lugar na próxima fase - os quartos-de-final.... faltam 2 regatas para terminar o round-robin e de seguida deveremos escolher a nossa oponente para os quartos. 

Vamos tentar escolher bem!!!

Classificação Geral:

1) Rita Goncalves (POR) 8 V - 1 D
2) Lotte Meldgaard Pedersen (DIN) 7 - 1
3) Julie Bossard (FRA) 6 - 1
4) Klaartje Zuiderbaan (HOL) 6 - 2
5) Cristiana Monina (ITA) 5 - 3
6) Lorenza Mariani (ITA) 3 - 4
7) Vesna Dekleva Paoli (SLO) 3 - 4
8) Raquel Aimone (BRA) 2 - 5
9) Camilla Marino (ITA) 2 - 6
10) Petra Kliba (CRO) 1 - 5
11) Maiko Sato (JAP) 1 - 6
12) Taramati Matiwade (IND) 0 - 6

Até amanhã!